
A avaliação psicológica ocupacional, tem como intuito obter dados sobre as várias características: emocionais, familiares, sociais e dados específicos da personalidade do colaborador, a fim de proporcionar subsídios para a conclusão do relatório de aptidão ao trabalho.
A Empresa pode requerer avaliar a sua equipe para melhor compreensão dos níveis de stress e ansiedade, também para verificar o desempenho e a produtividade dos colaboradores assim como, à avaliação de possíveis riscos e/ou acidentes como forma de prevenção.
Esta avaliação que assiste na elaboração do perfil psicológico de candidato/ colaborador possibilita identificar:
- Traços de personalidade;
- Liderança Comunicação;
- Habilidades;
- Atenção;
- Raciocínio;
- Memória;
- Outras características fundamentais à execução da tarefa.
Poderão também ser realizadas avaliações, afim de identificar as habilidades e competências dos seus colaboradores com o intuito de aumentar a performance, o foco e a produtividade no trabalho.
A importância de avaliar o perfil psicológico do profissional em função do ambiente de trabalho, clima e cultura organizacional, funções laborais e demais factores incide sobre os diversos factores que podem causar doença no contexto de trabalho (depressão, síndrome de burnout, fadiga, ansiedade, stress, perturbações do sono e inadequada gestão do tempo, entre outros) ou mesmo, prejudicar as suas respostas cognitivas, emocionais e comportamentais. Propõe qualidade de vida no trabalho e segurança para o contratante e trabalhador, sendo um recurso na prevenção de riscos e saúde ocupacional.