
A psicologia forense compreende a avaliação do comportamento humano, sob o âmbito das motivações e disfunções de forma a produzir um acto e tem como objectivo geral apresentar as etapas da avaliação psicológica na capacidade civil, como também, o papel do psicólogo jurídico neste contexto, tendo como finalidade a compreensão do individuo no âmbito em que está inserido.
Em contexto de avaliação de dano pós-traumático, a Psicologia Forense pode ter um papel fundamental. Sendo uma área específica do saber, possui conhecimentos e ferramentas únicas, que permitem responder a questões colocadas e permitem determinar e discutir o eventual impacto de uma experiência potencialmente traumática num determinado indivíduo.
É feita uma análise detalhada da informação recolhida, com especial atenção aos traços de personalidade e sintomatologia prévia ao acontecimento, reacção psicológica ao mesmo, repercussões das sequelas sobre a vida do individuo, afectação nas actividades de vida diária e o confronto dessas limitações, repercussões e afectação.